Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2012

Alagoas está de luto: Ledo Ivo morre na Espanha


Morreu por volta das 06 horas deste domingo, aos 88 anos, um dos maiores escritores e poetas alagoanos de todos os tempos, Lêdo Ivo.
O escritor faleceu após passar mal em um restaurante na cidade de Barcelona, Espanha, a qual tinha ido para passar as festas de natal ao lado de seu filho, Gonçalo Ivo, que mora naquela cidade.
Poeta, escritor, jornalista e ensaísta, Lêdo Ivo era integrante da Academia Brasileira de Letras desde 1986 e já havia recebido prêmios por sua obra literária em vários países.
Os familiares do escritor estão agilizando os trâmites burocráticos para o translado do corpo. A causa da morte do escritor ainda não foi divulgada. Lêdo deve ser enterrado no mausoléu da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro.
Lêdo Ivo
Quinto ocupante da Cadeira nº 10, da Academia Brasileira de Letras eleito em 13 de novembro 1986, na sucessão de Orígenes Lessa e recebido em 7 de abril de 1987 pelo acadêmico Dom Marcos Barbosa. Lêdo Ivo nasceu no dia 18 de fevereiro de 1924, em Maceió (AL)

Seu primeiro livro foi As Imaginações. Fez jornalismo e tradução. Da sua vasta obra, destacam-se títulos como Ninho de Cobras, A Noite Misteriosa, As Alianças, Ode ao Crepúsculo, A Ética da Aventura ou Confissões de um Poeta.
No plano internacional, Lêdo Ivo é detentor do Prêmio de Poesia del Mundo Latino Victor Sandoval (México, 2008), do Prêmio de Literatura Brasileira da Casa de las Américas (Cuba, 2009) e do Prêmio Rosalía de Castro, do PEN Clube da Galícia (Espanha, 2010).
Ao longo de sua vida literária, Lêdo Ivo tem sido convidado numerosas vezes para representar o Brasil em congressos culturais e participar de encontros internacionais de poesia.
É sócio efetivo da Academia Alagoana de Letras, sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, sócio efetivo da Academia de Letras do Brasil, sócio honorário da Academia Petropolitana de Letras; sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.
Entre suas condecorações, estão a Ordem do Mérito dos Palmares, no grau de Grã-Cruz; Ordem do Mérito Militar, no grau de Oficial; Ordem do Rio Branco, no grau de Comendador; Medalha Manuel Bandeira; Cidadão honorário de Penedo, Alagoas. Grande Benemérito do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro e Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Alagoas.

“A maioria dos biógrafos empenha-se em explicar a obra a partir da vida, quando o correto é exatamente o contrário: trata-se de explicar a vida a partir da obra.” Lêdo Ivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário